RIFA - INÍCIO
Projeto
Parceiros
Investindo nas Pessoas
Novidades e Eventos
Links
Downloads
Contato
Fórum
Logo: Sequa

O Projeto

FotoContexto do projeto
Em Benin e Marrocos existe a formação profissional do tipo dual. Na Costa do Marfim, apenas os centros-piloto de formação oferecem uma proposta de formação do tipo dual. O problema dos países parceiros como também o de muitos outros países é que a oferta dos centros de formação profissional não está alinhada com a demanda por formação técnica e profissional originada das empresas. O alinhamento da oferta com a demanda abre perspectivas para uma maior empregabilidade das pessoas formadas assim como para a melhoria da competitividade das empresas. O projeto aplicará as práticas do sistema de formação profissional dual conforme ele existe na Alemanha. A pedra de toque do sistema da formação profissional dual são as câmaras de ofícios que jogam um papel de eixo central entre as empresas e os centros profissionais.
Os sistemas de formação profissional dos países parceiros enfrentam múltiplos desafios. O intercâmbio de boas práticas e de lições aprendidas entre Marrocos, Benin, Costa do Marfim, Brasil, El Salvador e Guatemala promoverá a melhoria dos sistemas de formação profissional.

Objetivos do projeto
O objetivo geral do projeto é melhorar a qualificação e, portanto, a empregabilidade dos recursos humanos, bem como a competitividade das empresas por meio da formação técnica e profissional.
O objetivo específico do projeto é alinhar a oferta da formação técnica e profissional com a demanda, além de difundir análises comparativas interregionais (benchmarking) de forma a contribuir para o fortalecimento dos sistemas de ensino e formação técnica e profissional (EFTP) dos países envolvidos.

Esperam-se os seguintes resultados:

  1. Desenvolvimento e fortalecimento da capacidade das instituições de EFTP (em cooperação com as câmaras de ofícios) para orientar a oferta de formação conforme a demanda com base no sistema de aprendizagem do tipo dual
  2. Reforço do peso das empresas e de outras partes envolvidas como interlocutores do Estado na organização e gestão do sistema de EFTP.
  3. Implementação de serviços visando a melhorar a empregabilidade das pessoas formadas.
  4. Promoção da aprendizagem entre pares através da difusão de boas práticas e a cooperação entre as partes interessadas no âmbito nacional, regional e interregional.

Atividades do projeto

 

FATOS E NÚMEROS
Duração do projeto: 42 meses
O países de destino: Marrocos, Costa do Marfim, Benin
O paises associados:  Brasil, El Salvador, Guatemala, Honduras